quarta-feira, 27 de abril de 2011

CineMULTI ITACARÉ - P R O G R A M A Ç Ã O

Longas

1ª Semana (30/04 e 01/05) - Centro Cultural Porto de Trás

Sábado - 1ª Sessão – 18:45 - SERÁ QUE O TEMPO REALMENTE PASSA?

Sábado - Sessão Especial - 20:00 - EU ME LEMBRO Diretor: Edgard Navarro

Domingo - Sessão Especial - 20:00 - MESTRE BIMBA – CAPOEIRA ILUMINADA Diretor: Luiz Fernando Goulart

2ª Semana (07 e 08/05) - Campo de Futebol da Passagem

Sábado - Sessão Especial - 20:00 - ESTRANHOS Diretor: Paulo Alcântara

Domingo - Sessão Especial - 20:00 - GARRINCHA – ESTRELA SOLITÁRIA Diretor: Milton Alencar

3ª Semana (14 e 15/05) - Praça das Mangueiras - Pituba

Sábado - Sessão Especial - 20:00 - É PROIBIDO FUMAR Diretora: Anna Muyllaert

Domingo - Sessão Especial - 20:00 - FÁBIO FABULOSO Diretores: Pedro César e Ricardo Bocão

4ª Semana (21 e 22/05) - Campo de Futebol Bairro Santo Antônio

Sábado - Sessão Especial - 20:00 - QUINCAS BERRO D ÁGUA Diretor: Sérgio Machado

Domingo - Sessão Especial - 20:00 - SANEAMENTO BÁSICO Diretor: Jorge Furtado

5ª Semana (28 e 29/05) - Taboquinhas

Sessão Especial - 20:00 -O HOMEM QUE ENGARRAFAVA NUVENS Diretor: Lírio Ferreira

Sábado - Sessão Especial - 20:00 - NARRADORES DE JAVÉ Diretora: Eliane Café

Curtas

Sessões de curtas aos sábados (07,14, 21 e 28 de maio)

1ª Sessão - 18:00 - Curtas infantis

A peste da Janice (Rafael Figueiredo); A Traça Teca (Diego M. Doimo); Albertinho (Núcleo Animazul); Caquinhas (César Cabral); Portinholas (Animazul); Minhocas (Paolo Conti).

2ª Sessão – 19:00 – Curtas juvenis

Ilha das Flores (Jorge Furtado); 10 centavos (César Fernando de Oliveira); O xadrez das cores (Marcos Schiavon); Som da Rua – Samba de Véio (Roberto Belirner).

Sessões de curtas aos domingos (01,08,15, 22 e 29 de maio)

1ª Sessão - 18:00 - Curtas infantis

Mitos do mundo: por que o canguru salta em 2 patas (Andrés Lieban); Para chegar até a Lua (José Guilhermo Hiertz); Tem um Dragão no meu Baú; Alma carioca – o choro de um menino (Willian Cogô); Disfarce Explosivo (Mário Galindo); Historietas Assombradas (Victor-Hugo Borges); O nordestino e o toque de sua lamparina (Ítalo Maia).

2ª Sessão – 19:00 – Curtas juvenis

Ilha do Rato (Bernad Attal, Joselito Crispim); A Ilha (Alê Camargo); 10 advertências e 01 benção (Kiko Molica); A Casa (André Lieban); As coisas que moram nas coisas (Bel Bechara, Sandor Serpa); Homofobia (Genésio Marcondes Júnior).

Oficinas

OFICINA DE INTRODUÇÃO AO ROTEIRO – DIAS 30 DE ABRIL E 01 DE MAIO DAS 9:00 ÀS 13:00 – sábado e domingo

PROFESSORA RESPONSÁVEL: MARIALVA MONTEIRO

CARGA HORÁRIA: 08 HORAS

LOCAL: CINEMA CULTURAL DE ITACARÉ

Nº DE ALUNOS: 20 ALUNOS

METODOLOGIA: Teórico-prática.

MATERIAL PEDAGÓGICO: Material Audiovisual e apostila.

EMENTA: O curso de roteiro pretende apresentar técnicas básicas do roteiro para vídeo, documentário ou ficcional. O principal objetivo é desenvolver, em primeira instância, o processo criativo da produção literária como um todo, abrindo as perspectivas dos participantes, para que eles possam tirar suas idéias das “gavetas”.

OFICINA DE PRODUÇÃO EM AUDIOVISUAL – DIAS 07 E 08 DE MAIO DAS 9:00 ÀS 13:00 – sábado e domingo

PROFESSORA RESPONSÁVEL: LETÍCIA SANTOS

CARGA HORÁRIA: 08 HORAS

LOCAL: CINEMA CULTURAL DE ITACARÉ

Nº DE ALUNOS: 20 ALUNOS

METODOLOGIA: Análise crítica de trechos de filmes com abordagem específica para a produção de longas e curtas. Abordagem teórico-prática.

MATERIAL PEDAGÓGICO: Material Audiovisual e apostila.

EMENTA: Introdução à linguagem Cinematográfica. A Construção de um filme. Tipos de Narrativa. A linguagem cinematográfica. Continuidade. Composição. Cinema e Televisão: Diferenças e Semelhanças.

OFICINA DE OPERAÇÃO DE CÂMERA – DIAS 14 E 15 DE MAIO DAS 9:00 ÀS 13:00 –sábado e domingo

DESTAQUE para o PROFESSOR CEZAR ELIAS

Estudou em escolas como National Film Board of Canadá, em 1986 fez um curso na Panavision Câmeras em New York. Iniciou sua carreira como assistente e operador de câmera. Além disso, foi gerente de serviços técnicos e superintendente do Centro Tecnológico Audiovisual da Embrafilme e diretor de fotografia do Instituto Brasileiro de Arte e Cultura.

CARGA HORÁRIA: 08 HORAS

LOCAL: CINEMA CULTURAL DE ITACARÉ e RUAS DA CIDADE

Nº DE ALUNOS: 10 ALUNOS

METODOLOGIA: Aulas teórico-práticas

MATERIAL PEDAGÓGICO: CâmeraS Digital, Tripé, Fresnel

EMENTA: A oficina é destinada ao público iniciante e se propõe a fornecer noções introdutórias de fotografia cinematográfica (registro da imagem em movimento) e operação de câmeras digitais simples, além de destrinchar o menu da câmera.

Nas aulas práticas os alunos farão de exercícios de enquadramento e movimento de câmera, além de filmar um pequeno roteiro.

OFICINA DE EDIÇÃO DE IMAGENS – DIAS 25 E 26 DE MAIO DAS 9:00 ÀS 13:00 – quarta e quinta -feira

DESTAQUE para a PROFESSORA CECI ALVES

Jornalista, cineasta e diretora premiada de documentários e curtas. Nascida em Salvador, possui especializações na área de Edição e Montagem E Crítica Cinematográfica. Atualmente estuda o cinema baiano para sua tese de mestrado em Cultura e Sociedade pela UFBA.

CARGA HORÁRIA: 08 HORAS

LOCAL: BIBLIOTECA MUNICIPAL OU LAN HOUSE

Nº DE ALUNOS: 10 ALUNOS

METODOLOGIA: Teórico-prática

MATERIAL PEDAGÓGICO: Computadores com programa básico de Edição

EMENTA: A Oficina de Edição ensina os alunos a operar hardwares para edição e sincronização. Além disso, também os capacita a usar software livres e pagos de edição.
Os jovens analisam e selecionam materiais diversos para organizá-los em um roteiro; identificam os princípios de funcionamento dos equipamentos de captação de som e vídeo para avaliar a qualidade do produto; e interpretam roteiros e scripts para estabelecer cortes de forma a garantir o entendimento completo da mensagem.

OFICINA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS AUDIOVISUAIS – DIAS 28 E 29 DE MAIO DAS 9:00 ÀS 13:00 – sábado e domingo

PROFESSOR RESPONSÁVEL: RAFAEL SALAZAR

CARGA HORÁRIA: 08 HORAS

LOCAL: CINEMA CULTURAL DE TABOQUINHAS

Nº DE ALUNOS: 20 ALUNOS

METODOLOGIA: Teórico-Prático

MATERIAL PEDAGÓGICO: Material Audiovisual e apostila

EMENTA: Gênero Cinematográficos, especificidades e diferenças. Leis de Incentivo na área e Lei do Audiovisual. As bases conceituais para criar projetos audiovisuais. Formatação de Projetos e Orçamento.

CRITÉRIO DE SELEÇÃO DOS ALUNOS: As inscrições serão feitas através do blog da Mostra Cinemulti. O candidato deverá preencher e enviar a ficha de inscrição que estará disponível no blog, junto com um breve currículo. Reservaremos 50% das vagas para candidatos cuja residência seja em Itacaré/BA. Para estes será exigido comprovante de residência.

*O projeto Mostra CINEMULTI - 2011 foi aprovado no Edital 08/2010 do Governo do Estado

*A Mostra Cinemulti Itacaré tem o apoio Financeiro da IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, Fundo de Cultura - Fomento a Cultura, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e Secretaria da Fazenda

Créditos: Anderson de Melo Silva

quarta-feira, 20 de abril de 2011

MOSTRAS QUE COMPÕEM O FESTIVAL VISÃO PERIFÉRICA 2011 - 5ª EDIÇÃO


Visorama (competitiva)
Filmes de até 30' (trinta minutos) produzidos por alunos de projetos de formação em espaços populares que utilizam o audiovisual como meio de expressão. Exibição em sala de cinema.

Fronteiras Imaginárias (competitiva)
Filmes de até 30' (trinta minutos) produzidos por qualquer realizador, incluindo ex-alunos de projetos populares de formação audiovisual. Exibição em sala de cinema.

Tudojuntoemisturado (competitiva)
Filmes de até 03' (três minutos) produzidos por qualquer realizador, exclusivamente através de aparelhos celulares, câmeras fotográficas e outros dispositivos móveis. O tema desta edição é “Começar de novo”. Exibição em internet.

Imagens Remix (competitiva)
Filmes até 03' (três minutos) produzidos por qualquer realizador cuja obra privilegie a recombinação de vídeos, imagens, sons e músicas disponíveis na internet (mashups, remixagens, legendagens, redublagens, paródias etc). Não há tema específico. Exibição em internet.

Mostra Ibero-americana (competitiva)
Mostra competitiva que irá reunir filmes independentes ou produzidos em contexto de formação em cursos, escolas e oficinas de audiovisual localizados nos países dessa região, exceto Brasil. Exibição em sala de cinema.

Periferia Animada
Mostra temática que reúne filmes produzidos por alunos de projetos e oficinas populares de audiovisual, utilizando-se de qualquer técnica de animação ou que se destinem ao público infantil. Exibição em sala de cinema.

Cinema da Gema
Mostra temática de filmes produzidos por realizadores residentes no Estado do Rio de Janeiro. Exibição em sala de cinema
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