quinta-feira, 8 de julho de 2010

NTE 05 participa do "Encontro Regional do PROINFO" na cidade de Maceió

Alagoas, 26 de maio de 2010

CARTA DE MACEIÓ

Como parte do I Encontro Regional do Proinfo – Nordeste, realizado em Maceió, os gestores da Secretaria da Educação do Estado da Bahia resolvem formalizar este termo de compromisso, a fim de pactuar as atribuições dos diversos atores envolvidos na execução do Programa Nacional de Tecnologia Educacional, qual seja: Diretores das DIREC, Coordenadores dos NTE e demais dirigentes do Instituto Anísio Teixeira. A partir das discussões do grupo de trabalho da Bahia foi diagnosticado a necessidade de alinhar a comunicação destes gestores, bem como promover reuniões periódicas do Proinfo para, de forma articulada, viabilizar as soluções para os problemas levantados.

As discussões giraram em torno dos seguintes eixos: Infraestrutura, formação continuada e gestão regional dos programas.

No tocante à infraestrutura, percebe-se que as escolas selecionadas para o recebimento dos laboratórios de informática devem ser orientadas, com antecedência, quanto a melhor forma de adequar suas dependências. Esta adequação envolve o gestor escolar na indicação das necessidades de adequação do laboratório, com base na cartilha PROINFO. De posse destas informações, as DIREC encaminham à SUPEC/SEC as demandas das unidades escolares da sua circunscrição. Ao NTE/IAT cabe o papel de consultoria e monitoramento da instalação destes laboratórios.

Quanto à formação continuada, reafirmamos a importância do sistema de inscrição online, como a forma mais democrática e transparente de ingresso dos professores nos cursos de qualificação. Todavia, merece destaque a necessidade de negociação do professor com o gestor de sua unidade escolar a fim de garantir a substituição em sala de aula. Considerando que a formação continuada é um direito do professor.

Seguindo as políticas dos Territórios de Identidade do Estado da Bahia, o Instituto Anísio Teixeira definiu o seu planejamento estratégico, propondo pelo menos um NTE por Território, devido a necessidade de ampliação da rede de formação continuada para o uso pedagógico das tecnologias da informação e da comunicação. Frente à análise de que os municípios devem ser selecionados de acordo com outras variáveis como, transporte, logística e infraestrutura, remete-se esta discussão para o próximo encontro regional/Bahia (IAT/NTE/DIREC).

Diante do exposto, assumimos o compromisso da gestão compartilhada das ações de distribuição de infraestrutura tecnológica e formação dos professores, de modo a fortalecer o Programa Nacional de Tecnologia Educacional no Estado, construindo a cada dia a Bahia de todos nós.

Gestores das DIREC

Coordenadores dos NTE

Coordenador Estadual do Proinfo/Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário